Artigos e Entrevistas

DIA DA AUDIÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL PROMOVE A PREVENÇÃO

Nos meses de março e novembro comemora-se, respectivamente, o dia Mundial e Nacional da Audição. Mas você sabia que no Rio Grande do Sul também existe o Dia Estadual da Audição, e que este foi criado a partir de uma iniciativa da Audimax Aparelhos Auditivos? O Dia da Audição ou Dia A, realizado este ano em 4 de junho, nasceu para chamar a atenção dos gaúchos sobre a importância de cuidar, no dia a dia, da saúde auditiva, isso porque a perda da capacidade de ouvir acontece lentamente e quase sempre não é percebida. A data, que entrou para o calendário do Estado no ano de 2015, tem como objetivo promover ações de prevenção e alerta à perda auditiva, além de aproximar profissionais desta área da saúde e comunidade em geral.
 

Perda irreversível

A Organização Mundial da Saúde alertou, em estudo apresentado no primeiro trimestre de 2017, que as perdas auditivas são irreversíveis. Segundo a OMS, atualmente, problemas de audição provocados por causas diversas já afetam 360 milhões de indivíduos, dos quais 32 milhões são crianças. Outros dados revelam que cerca de 1,1 bilhão de pessoas dos 12 aos 35 anos de idade correm o risco de terem perdas auditivas irreversíveis porque escutam música muito alta em fones de ouvido. A OMS define como audição normal a de pessoas que conseguem escutar sons de até 25 decibéis ou mais baixos nos dois ouvidos. Quem ouve menos do que esse limiar teria algum tipo de perda auditiva.

Dia A

A edição 2017 do Dia A, no Rio Grande do Sul, uma realização da Audimax e Phonak, com o apoio da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 7ª Região, conta com programação aberta ao público, na Fundação Iberê Camargo, a partir das 15h, no dia 4 de junho. Acontecem debates com especialistas, com a mediação da jornalista Tania Carvalho, presença da presidente da Phonak no Brasil, Marilisa Zavagli, concerto com Quinteto da Ospa, sarau literário com o ator Marcos Breda e visita guiada à Fundação. Em dois anos de ações realizadas no Dia da Audição, no RS, foram feitos mais de 310 exames de audiometria. De 4 a 10 de junho acontece também a Semana da Saúde Auditiva, uma parceria Audimax e Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia com uma série de outras atividades pelo Estado.

Data Postada: 08/06/2017